Lembre-se do seu cliente

 

Eu não sou o primeiro e nem o último palestrante ou escritor que fala sobre a importância de lembrar-se do seu cliente. Poucas empresas lembram-se dos aniversários dos seus clientes, porque isso exige disciplina e os resultados não são imediatos.

No entanto, as empresas que tem esse hábito conseguem resultados extraordinários a médio e longo prazo. Conheço alguns profissionais de vendas que decidiram lembrar-se do aniversário de seus clientes por conta própria.

A boa notícia é que não é necessário muita tecnologia, apenas vontade. É preciso querer encantar e surpreender seu cliente.

Eles utilizam uma agenda específica para esse fim. Pode ser uma agenda velha, desde que seja designada apenas para isso. Ao conhecerem um novo prospecto, torne-se ele um cliente ou não, esse profissional de vendas anota o dia e mês do aniversário em sua agenda, com o nome e telefone da pessoa que acabou de conhecer.

Lembre-se, não é necessário saber o ano de nascimento, em alguns casos isso pode até ser deselegante.

Bem, no ano seguinte, pela manhã, o vendedor abre sua agenda e encontra, por exemplo, 4 nomes com telefones, naquele dia e começa a ligar.

– “Seu João, como vai? Talvez o senhor não se lembre de mim, eu sou Fulano que lhe visitou naquele dia para falar sobre “tal” produto…”

É provável que o seu João pense: “Lá vem aquele vendedor querendo me empurrar mais um produto”. Porém, você (vendedor) o surpreende dizendo:

– “Estou ligando apenas para dizer que quando nos conhecemos, no ano passado, o senhor disse que hoje era o seu aniversário e eu não me esqueci. Quero desejar-lhe um feliz aniversário e que essa data se repita por muitos e muitos anos!”

Atenção: Não vá vender nada nessa hora, é proibido fazer isso.

Profissionais e empresas que tem esse hábito estão realmente tendo um grande resultado. O cliente fica feliz e nunca se esquecerá do seu gesto. Na semana seguinte, caso precise de algumas indicações ou mesmo queira agendar uma nova visita, ficará muito mais fácil e o cliente será muito mais receptivo.

Essa grande dica é utilizada largamente pelo homem que está no livro dos recordes como o maior vendedor do mundo: Joe Girard. Em 15 anos, consecutivos, ele vendeu uma média de três a quatro carros por dia, de domingo a domingo. Ele diz: “Não tenho clientes, faço amigos e, sendo assim, nunca esqueço o aniversário dos meus amigos”.

Que tal seguirmos o exemplo do maior vendedor do planeta?

Comentários

comentários

Um comentário em “Lembre-se do seu cliente

  1. Sou Distribuidora da Nipponflex e acho incrível suas dicas, seus livros, seus dvds e principalmente suas palestras !!!
    Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *