Os 4 pilares para contar uma história

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Vou lhe contar uma história. Ontem eu estava reunido com os maiores players do mercado digital, em um mastermind. Estou sentado em uma cadeira, com um caderno e caneta na mão, anotando tudo o que os gênios estão falando.

Nesse momento Erico Rocha dá uma sacada, pego minha caneta e anotando penso: “Caramba, que sacada é essa!” Olho para um lado e vejo Bruno Gimenes boquiaberto, olho para o outro Geronimo Theml concordando. Anoto e percebo que já venho fazendo isso há muitos anos, mas nunca tinha percebido a importância dessa ação.

Que sacada é essa? São os quatro pilares para você entregar um bom conteúdo.

Conteúdo feito para você que é treinador, coach, palestrante ou professor. Para que possa trabalhar e transmitir seu conteúdo da melhor forma possível para a sua plateia.

Os quatro pilares para você contar uma história são:

1 – História conecta
É preciso muita ousadia para começar uma palestra direto pelo conteúdo. Antes, é preciso criar uma conexão entre você e a plateia. Este é exatamente o papel de uma boa história.
Hollywood mantém suas altas bilheterias e as salas de cinemas lotadas por que contam histórias. As histórias conectam porque trabalham com valores universais, como traição, amor, vingança, superação, perda, dor, crescimento, sucesso, realização, enfim. Quando você conta uma história a plateia se conecta com você.

2 – A história deve ser real
Não é obrigatório ser uma história real. Uma metáfora também funciona. Mas, uma história real e de preferência sua, aumenta a conexão deixando-a ainda mais poderosa. As pessoas que estão assistindo conseguem perceber a sua verdade e o impacto que este caso teve na sua vida. Assim, eles aprendem muito mais.

3 – Uma história exclusiva conecta ainda mais
Sempre que vou palestrar, minutos antes procuro ficar atento com as coisas que acabaram de acontecer ou que estão acontecendo. Quando subo no palco, sempre digo algo do tipo: “Gente, eu estava no camarim e aconteceu tal coisa…”

Quando conto algo do tipo, a plateia fica entusiasmada. É algo que jamais foi contado, aconteceu naquele momento. Então, fique atento ao momento presente, com o que está acontecendo, para contar algo que seja exclusivo, pois isso conectará ainda mais a plateia com você.

4 – Aprenda como contar uma história em 3D
Conte a história em 3D, não em 2D. Utilizo essa metáfora para dizer que 3D significa estar presente, participando junto e sentindo a história. Já 2D significa estar dissociado e assistindo.

Para contar uma história 3D, procure descrever o acontecimento no presente. Se você observar eu comecei contando uma história de como eu cheguei nessa sacada. Preste atenção, quando eu conto a história no presente, nesse momento você está comigo, vivendo aquilo. Eu sempre conto a minha primeira experiência como palestrante, que foi uma catástrofe. Veja como é essa experiência contada no passado:

“Eu estava no palco, de repente um rapaz levantou lá no fundo e veio andando em minha direção. Parou, cruzou os braços, me olhou de cima a baixo, negou com a cabeça e saiu da palestra. Naquele momento pensei que ele tinha ido ao banheiro, mas não, ele foi embora mesmo. Eu não tinha energia e estava aprendendo a falar em público. Naquele dia, quando sai do palco, abracei meu mentor e ele disse: “Rodrigo, fique calmo. Porque pior que foi, nunca mais vai ser.”

Mas contar uma história no presente muda tudo. A audiência parece que está em três dimensões com você. Então, imagine a história contada no presente:

“Estou em cima do palco e vejo um rapaz levantar. Ele vem andando na minha frente e, nesse momento, cruza os braços. Me olha de cima a baixo e nega com a cabeça. Penso que ele vai ao banheiro, mas ele não foi. Eu nunca mais o vi na minha frente. Eu penso que ele vai ser o único, mas nesse momento levanta mais meia dúzia de pessoas, que passam e nem olham para mim. Vão indo embora, uma a uma. Ficam apenas seis pessoas olhando para mim, morrendo de pena.”

Você percebe que ao contar a história no presente, ela te dá muito mais poder? Parece que as pessoas estão participando, o que não aconteceria se estivesse contando no passado, como muitas pessoas fazem.

Estes são os quatro pilares para você entregar um bom conteúdo, contando uma boa história para conectar-se muito mais com sua plateia.

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Um forte abraço

Rodrigo Cardoso

 

Comentários

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4 comentários em “Os 4 pilares para contar uma história

  1. Interessante como estar no momento presente faz toda a diferença, como você ensina em um de seus vídeos. Ao contar a história no momento real faz a conexão entre você e a platéia. Ok… muito boa essa dica. Obrigada!!!

  2. Nossa, show! isso já aconteceu comigo e, eu achei até que estava com mal hálito…rsrsrsrs é fui ao dentista e tudo. Fiz curso de oratória e, ainda tenho dificuldade em prender a atenção isso me incomoda muito. Obrigada

  3. Excelente !!! Ao trazê-los para o momento de agora, não somente se conectam e ficam ligados aguardando o final da história, onde você vai chegar com aquilo, como interiormente a aceleração cardíaca muda, o interesse sobre o assunto muda e, consequentemente, os resultados se multiplicam !!! Bravo !!!

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