Artigos

8182697754_44838796d7_b

 

Não se preocupe tanto com algumas uvas que vão cair.

Não entendeu nada? Calma, eu vou te explicar.

Eu estou escrevendo este texto diretamente da região maravilhosa da Toscana, Itália. Passeando de bicicleta com minha esposa, nós nos deparamos com uma máquina colhendo uvas em alta velocidade. E o interessante é que algumas uvas caem no caminho. São desperdiçadas, não tem jeito…

Antigamente, as uvas eram colhidas com as mãos e tinha uma determinada quantidade de vinho para ser produzido. Hoje, para fazer vinhos de altíssima qualidade, profissionalmente e com produção em série para o mundo todo, são necessárias máquinas. Mesmo deixando algumas uvas no chão.

O que eu quero te dizer?

O importante é você estar focado naquilo que é o estratégico da sua empresa e não tanto no operacional. Deixar algumas uvas pelo caminho é um detalhe que não impacta no resultado final, milhões de litros de vinho fino.

Gerônimo Theml é um dos maiores nomes e especialistas em produtividade do Brasil, na minha opinião. Ele me ajudou muito na questão de produtividade.

Por exemplo, antigamente o Ultrapassando Limites tinha cerca de 120 alunos e eu conseguia responder cada e-mail e atender cada aluno pessoalmente. No próximo evento, provavelmente chegaremos a mais de mil alunos. Isso faz com que a nossa empresa tenha que se profissionalizar. Eu tinha alguns paradigmas sobre como iria conseguir atender o pessoal e o que iria fazer com a minha equipe. Mas, com a ajuda do Gerônimo Theml que abordou temas como produtividade e ciclo semanal, eu consegui quebrar os paradigmas.

Estava me sentindo sufocado com um monte de tarefas, me via numa situação onde as pendências nunca iriam acabar. Descobri que as pendências nunca acabam, são contínuas e você não vai conseguir resolver todas. Porém, é necessário saber colocar em primeiro lugar as mais importantes e estratégicas. Lembra das uvas que ficarão no caminho?

Eu tive que tomar uma decisão de parar de ficar tanto no operacional. Às vezes, no começo sua equipe não vai fazer tão bem quanto você faria. Mas é preciso treiná-los e confiar, porque daqui a pouco, talvez eles façam melhor do que você. Com todo esse aprendizado de produtividade, consegui ganhar mais tempo, reunir algumas tarefas que fazia espalhadas no dia e ficar mais no estratégico.

Mesmo na Itália, percebi que a empresa permanece redondinha, ou seja, todo conteúdo que eu tenho gravado aqui, está sendo postado para vocês com altíssima qualidade, alguns com PDF e também é postado no blog. Tudo isso está acontecendo porque eu aprendi e melhorei a produtividade. Além disso, precisei ter a consciência de que se eu não quiser que nenhuma uva caia, eu vou continuar pequeno, trabalhando no detalhe e em coisas pequenas sem se profissionalizar.

Se você tiver consciência que para crescer algumas uvas vão cair, vai conseguir produzir e entregar um produto ou serviço de alta qualidade. Vai ter condições de escalar o seu negócio, ter uma equipe profissional e ter consciência de que as pendências nunca acabam e que algumas uvas sempre vão cair no meio do caminho.

Eu escrevi este artigo para que você possa refletir sobre isso. Não se preocupe tanto com algumas uvas que vão cair. O importante é estar focado naquilo que é o estratégico da sua empresa e não tanto no operacional.

Para reforçar: não se preocupe tanto, não tenha medo de crescer, de se profissionalizar e tenha tranquilidade e consciência de que se algumas uvas caírem no caminho, está tudo bem.

Espero ter contribuído com seus negócios!

Um forte abraço

Rodrigo Cardoso

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário