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Quando-Dizer-Nao-no-Trabalho-15

Um comportamento assertivo com certeza torna sua vida mais produtiva, ágil e evita o desperdício de tempo. Mas afinal, o que é assertividade?

É a capacidade de expor de maneira clara – e sem máscaras – o que você pensa, sente ou quer.

Alguma vez, por medo de conflito ou mesmo de magoar as outras pessoas, você sentiu dificuldade em ser assertivo, ou seja, expressar realmente a sua vontade?

Alguma vez você perdeu tempo com inúmeras reuniões ou e-mails, postergando uma decisão, uma aprovação de proposta ou até mesmo um compromisso, sabendo que não seria vantajoso para você, por medo de dizer “não”?

Pense nas diversas ocasiões em que o receio de dizer “não” prejudicou o resultado que você buscava, impedindo-o, com isso, de sentir-se verdadeiramente realizado com suas conquistas.

Você já se viu em situações em que precisou fazer determinadas coisas que não queria por não ter tido a coragem de dizer um “não” para o outro?

Segundo Denize Dutra, especialista em desenvolvimento humano, alguns dos benefícios que o NÃO pode trazer em nossas vidas são:

* Sentir-se menos estressado;
* Adquirir maior confiança;
* Agir com mais tato;
* Melhorar imagem e credibilidade;
* Expressar seu desacordo de modo convincente, mas sem prejudicar o relacionamento;
* Resistir às tentativas de manipulação, ameaças, chantagem emocional, bajulação, etc;
* Sentir-se melhor; e fazer com que os outros também se sintam melhor.

Eu tomo aqui a liberdade de acrescentar o melhor de todos os benefícios em ser assertivo e saber dizer não: Parar de perder tempo!

Às vezes, o nosso medo em dizer não faz com que nossa interminável lista de tarefas fique ainda maior, roubando nosso precioso tempo e energia.

Pois bem, até aqui você compreendeu a importância em ser assertivo, gerenciar melhor seu tempo e saber dizer não, mas a questão é: Como fazer isso de uma forma positiva, sem mágoas, sem desgastar um relacionamento pessoal ou profissional?

Essa é uma atitude, uma competência que pode e deve ser desenvolvida através de disciplina e treinamento.

Em primeiro lugar, é importante que você entenda que as pessoas são diferentes, tem perfis comportamentais distintos e reagem de maneira diferente à sua comunicação, por isso, aproveito este momento para ajudá-lo a determinar a melhor maneira de dizer não para cada perfil comportamental.

Para conhecer a matéria-prima e entender a natureza das pessoas vamos examinar a classificação de temperamentos e personalidades estabelecida primeiro por Hipócrates, há dois mil e quatrocentos anos.

Existem várias nomenclaturas para estes perfis:

  • Dominância / Conformidade / Influência / Estabilidade;
  • Passivo / Agressivo / Assertivo / Passivo – Assertivo;
  • Forte Colérico / Popular Sangüíneo /
  • Perfeito Melancólico / Sereno Fleumático;

Porém, como todos descrevem perfis muito parecidos, resolvi simplificá-los para: Energético / Popular / Sereno / Perfeccionista;

Não somos 100% um único perfil e sim um composto de cada um deles e essa é uma excelente notícia, pois isso significa que você, mesmo não tendo o perfil ideal para aprender a dizer “não” pode, com toda certeza, desenvolver essa habilidade.

Os energéticos são aqueles que dizem “não” de um modo muito mais fácil do que todos os outros, o próprio nome escolhido já diz muito a respeito de pessoas com essa característica. São pessoas rápidas na ação, líderes natos, para eles “tempo é dinheiro” por isso são absolutamente pragmáticos e objetivos, porém podem machucar as pessoas e nem perceberem isso.

Caso precise dizer “não” para um energético, fique absolutamente à vontade, ele vai preferir que você seja direto e sincero a uma pessoa que fica postergando. Ele gosta de gente como ele.

O popular é aquele tipo de pessoa que fala alto, gesticula muito, faz muitos amigos, abraça todo mundo. Ele reage de um modo mais difícil ao ouvir “não”, por isso a melhor forma de fazer isso é elogiando de maneira sincera o que ele tem de bom e deixar claro que o “não” é para o fato em si e que não é nada pessoal.

O Perfeccionista são aquelas pessoas, como o próprio nome diz, que precisam de tudo no seu devido lugar, gostam de planilhas e detalhe, portanto a melhor forma de dizer “não” para uma pessoa com esse perfil é mostrando através de uma seqüência lógica, talvez de uma planilha, o motivo da sua negativa, será muito mais fácil ele absorver o “não” sem que haja um desgaste no relacionamento.

O Sereno é uma pessoa que tem o estilo “devagar e sempre”, normalmente um funcionário fiel, um bom ouvinte, ele é um apaziguador. A melhor forma de ser assertivo com pessoas que tenham esse perfil é falar de maneira calma, num tom de voz mais ameno, mostrar em primeiro lugar que a pessoa é especial (se for verdade é claro), isso pode ajudar muito, e depois explicar o motivo do não.

Para qualquer pessoa é importante frisar que para DIZER NÃO você precisa olhar nos olhos do interlocutor, ter uma postura de corpo frente a frente, gestos coerentes com a mensagem transmitida, expressão facial que reforça o conjunto de ideias, tom de voz de acordo com o perfil do outro, mais claro e firme para os energéticos e perfeccionistas, mais ameno para os serenos e mais positivo com os populares, ter percepção adequada da hora de falar, linguagem pertinente com palavras que evoquem recursos positivos, evitando falar pelo negativo, como críticas ácidas e zombar o outro.

Dessa forma, você não desgasta seu relacionamento, diz o que precisa ser dito e principalmente economiza seu tempo para as tarefas que são verdadeiramente importantes para sua realização pessoal e profissional.

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