Entenda como você pode estar um passo a frente nas organizações.

Você deseja ter resultados extraordinários?

Imagine você em uma prova olímpica, onde todos os atletas são excelentes, pois são os melhores dos melhores.

Então todos passam pela linha de chegada. O primeiro, o segundo, o terceiro…

E a minha pergunta para você é: De quem o mundo inteiro ouve falar?

Da medalha de bronze, de prata ou de ouro?

Isso mesmo, do primeiro lugar, do número um. Todos são excelentes, mas apenas um é extraordinário.

Portanto, ao desejar resultados extraordinários em sua vida, você deve sim, ser o primeiro, o melhor, o número um.

No entanto, eu não posso correr o risco de você terminar essa leitura interpretando que para isso você deve ser melhor que os outros, puxar o tapete de alguém, iniciar um processo altamente competitivo.

Não é isso. Para ser o melhor, o campeão, o número 1, você deve aprender a liderar a si mesmo.

Para ser o melhor, ser extraordinário, o campeão em tudo o que faz, você deve sim ser melhor do que uma única pessoa e vencer a batalha mais difícil que tem.

Adivinhe quem é?

Isso mesmo: Você!

Você deve ser melhor hoje do que foi ontem, amanhã do que hoje e vencer a si mesmo.

Não espere se tornar um super-homem ou uma mulher-maravilha de ontem pra hoje. Não funciona assim. No entanto você deve ter o foco de ser um pouquinho melhor a cada dia.

Melhor em quê? Em tudo. Em todos os aspectos. No seu controle emocional, nos seus relacionamentos, em sua atividade profissional, no controle de suas finanças, ou seja, em tudo!

Você Líder de Si mesmo

O conceito de ser líder de mesmo tem muito a ver com desenvolver a própria liderança. Significa o processo de caminhar consistentemente na direção dos seus projetos, seu valores, tudo conectado fortemente com a realidade.

Essa realidade envolve dois fatores: a realidade externa e você e a sua realidade interna.

Mais do que nunca ser líder traz uma grande responsabilidade. Implica competências técnicas, mas implica e muito, em postura, atitude e coerência.

O primeiro passo para você se tornar líder de si mesmo é o autoconhecimento.

Autoconhecimento é a capacidade de reconhecer e compreender seus estados internos, emoções, bem como seus efeitos sobre as outras pessoas. Conhecer suas forças, seus limites e ter certeza do seu próprio valor.

É através do autoconhecimento que nos tornamos livres para seguir os caminhos que desejamos seguir. Sem as amarras dos medos e das inseguranças. Os relacionamos tornam-se mais prazerosos e menos dependentes. As conquistas deixam de ser sonhos para tornarem-se realidade. Os planos saem do papel para existirem completamente diante dos seus olhos.

Mas pra que tudo isso possa acontecer é necessário coragem. Coragem para olhar suas atitudes. Para rever seus comportamentos. Pensar em como podemos melhorar ou o que nos prende ao passado.

O Líder do Amanhã

Quais foram os grandes líderes que a humanidade teve conhecimento ao longo da história?

Bem, é provável que você tenha pensado em diversos nomes, talvez alguns como Jesus Cristo, Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, Martin Luther King

Mas o que os grandes líderes da humanidade tem em comum?

Eles sabiam como conectar o mundo interno e o externo e tinham motivos para as suas ações, usaram a sua influência – e não sua autoridade, serviram as pessoas e tornaram o mundo melhor.

Os grandes líderes que a história nos aponta, antes de serem líderes de outras pessoas, foram líderes de si mesmo.

E o que há de comum entre esses grandes líderes e nós no mundo de hoje?

Independente do cargo ou função que você ocupa dentro de uma organização hoje, somos todos seres humanos e buscamos realizações, sejam profissionais e pessoais.

Vivemos consciente ou inconscientemente uma vida marcada por valores e buscamos bem lá no fundo sermos líderes de nós mesmo.

E por falar em valores, vivemos numa era que não se separa mais o indivíduo dentro e fora da organização. Tudo é muito transparente, ou seja, a minha forma de ser e de agir revela os meus valores e aquilo que eu acredito.

Autoconhecimento exige humildade. As pessoas que têm humildade para conhecer suas fraquezas e identificar suas forças são pessoas que têm mais valor no mercado de trabalho.

Segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial, até 2020, as 6 principais características que serão essenciais para o líder do amanhã são:

Segundo Pesquisa divulgada pela Organização das Nações Unidos (ONU), pessoas empreendedoras e líderes de si mesma tem características bastante aparentes, como: disciplina, alta performance pessoal, ampla rede de contatos, autoconfiança, pró atividade.

Resumindo, o líder de si mesmo é um grande empreendedor e um profissional muito procurado e bem visto pelas organizações.

Para finalizar…

Ao se olhar no espelho, sem máscaras, sendo você mesmo, faça as seguintes perguntas:

Eu estou dando o melhor de mim a cada momento?

Eu realmente estou sendo o melhor que eu posso ser?

A tarefa que estou executando, o trabalho que estou fazendo é o melhor resultado que eu posso entregar?

Estou sendo líder da minha vida?

Seja líder de si mesmo. Nunca aceite nada que não seja o melhor de você!

O seu próximo passo ideal:

Você gostaria de conteúdos mais avançados sobre liderança? 

Confira também o Conquistando Seu Destino: Treinamento de Liderança altamente impactante, vivencial e experiencial! 

Essa é uma imersão para quem deseja ter total domínio da sua Inteligência Emocional para se tornar um Líder Extraordinário. Clique aqui para saber mais!

3 Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário