Artigos

padroes-de-linguagem-refraseamento

 

Melhore incrivelmente sua comunicação, vendas ou negociação através de uma simples, porém poderosa, técnica que se chama refraseamento.

O nome já diz tudo. Consiste em refrasear a necessidade, a objeção ou até mesmo sentimento do seu interlocutor.

Nosso cérebro funciona através de imagens mentais. Repare, todas as vezes que você conversa, conta história, escuta alguém, você cria quadros mentais.

A ideia, para uma comunicação eficaz, deve-se ao fato de que essas imagens são ativadas por palavras específicas. Tudo o que você não deve fazer, se deseja ser assertivo em sua comunicação, é utilizar um vocabulário rebuscado ou diferente daquele utilizado originalmente pelo interlocutor.

Por exemplo, se eu falar a palavra “abacaxi”, você irá criar uma imagem diferente da que estou pensando. Para alguns a imagem mental será de uma fruta, para outros a imagem é de um problema. Alguns pensam na coroa do abacaxi e outros apenas sentem a acidez da fruta.

Nesse caso, se “abacaxi” fosse uma necessidade na venda ou uma objeção, tudo o que você não deveria fazer é supor de que “abacaxi” o cliente está falando e correr o risco de errar, percebe?

Refraseamento consiste em repetir a mesma palavra dita por seu interlocutor. A mesma! Nesse caso não vale mostrar sua inteligência, com seu infinito cardápio de sinônimos, você corre um sério risco de errar.

Então lembre-se, para atingir o máximo de sintonia numa conversa, procure refrasear sempre, utilizando a mesma palavra, exatamente a mesma dita por seu interlocutor e estará ativando a mesma imagem mental que ele, independente se para você significa a mesma coisa, o resultado é que você não quebra a sintonia e consegue maiores resultados em sua comunicação. Experimente! É divertido e os resultados valem a pena.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário