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Nos dias de hoje, atender bem o cliente tornou-se uma obrigação. As empresas de sucesso têm estratégias para surpreender o cliente. Encantá-lo, deixá-lo realmente surpreso e imensamente feliz.

Não basta mais resolver problemas, é necessário antecipar soluções. E, ainda, surpreender o cliente positivamente.

Existem concessionárias, que ao venderem um carro, no momento em que o novo proprietário vai sair, todos os funcionários disponíveis montam um corredor polonês e aplaudem o motorista. O cliente vai embora embaixo de uma salva de palmas. E eu te pergunto: quando ele pensar em trocar de carro, aonde ele vai? Obviamente, onde ele é aplaudido. Quanto custa isso? Nada! Apenas uma ideia genial de fazer algo diferente para fazer uma diferença. Uma ideia para encantar o cliente.

Uma vez, ministrando uma palestra em uma grande rede de concessionárias no Rio de Janeiro o gerente me disse:

– Rodrigo, aqui nós também temos um diferencial.

– Qual?

– O mecânico!

Perguntei novamente, o que teria haver o mecânico e ele respondeu:

– Ele toca violino. Quando um casal compra um carro, nós damos de presente um vinho ao marido, um ramalhete de flores para esposa e o nosso mecânico aparece tocando um clássico no violino. Já tivemos casos dos clientes se emocionarem de verdade. Todos gostam muito da surpresa. – Disse ele.

Você percebe que algumas ideias podem fazer uma grande diferença? Como você pode ser mais criativo em seu negócio?

Existe uma seguradora em São Paulo que, quando a cliente precisa do serviço de um guincho, ela oferece um lanchinho para ele. Guincho todas tem, mas com um kit lanche? Nem todas. Isso é diferencial.

Muitas vezes, ideias simples e criativas, para mostrar o quanto seu cliente é importante e respeitado pela sua empresa, pode ser o grande diferencial competitivo, já que estamos em uma época onde os produtos estão parecidos e os clientes estão cada vez mais exigentes.

Pense nisso com carinho, estimule ideias criativas entre os seus colaboradores, pergunte o que mais pode ser feito para encantar o seu cliente?

2 Comentários

  1. Rodrigo vc é uma pessoe sensacional,vc demostra que se importa com aa pessoas,issoé amorao proximo e aos não tão próximos,miut obrigada por tudo .

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