Artigos

Onde tudo começou

Talvez você esteja se perguntando se o título desse texto está realmente correto, uma vez que se trata de um conteúdo sobre vendas.

Convido você a ler até o final, com a intenção não apenas de entender esse título, mas de absorver as histórias que originaram a minha própria história!

Minha infância não foi nada fácil. Vim de uma família relativamente humilde. Meu pai faleceu quando eu tinha 11 anos e em seguida fui morar com a minha avó. Eu me lembro que ela me ensinou a “fórmula do sucesso”. Ela falava assim: – “Ro, estuda bastante, seja aprovado no vestibular, entre numa boa faculdade, consiga um bom emprego e faça carreira numa boa empresa, podendo até se tornar um executivo de sucesso e se aposentar com o I.N.S.S.!”

Estudei muito e o fato de fazer amizade com os colegas que se sentavam na frente me ajudou a ter as melhores notas da sala também. Ainda não sabia o poder que tinha a escolha das pessoas que você convive.

Tudo, menos vendas!

Diga-me com quem andas… E eu te direi para onde vais! Eu havia conseguido uma bolsa no cursinho por causa das minhas boas notas e foi exatamente na preparação para o vestibular que um professor me perguntou: – “Rodrigo, você vai prestar faculdade para que curso? Você pretende seguir carreira executiva ou ir para uma área comercial?” E eu respondi: -“Professor – Tudo, menos Vendas!”

Como é possível que hoje eu seja um treinador de vendas, que tenha proporcionado resultados para minha empresa de mais de 7 Dígitos em vendas em 7 dias, que tenha treinado as maiores empresas do país, líderes e vendedores a Ultrapassarem seus Limites em Vendas? Como pode a empresa Euro Relógios, depois de um treinamento comigo, aumentar em 97% suas vendas no mês seguinte? Uma vendedora do Bradesco, vender em apenas 2 dias, depois de um treinamento, mais do que havia vendido no mês anterior inteirinho?

Continue lendo e você vai entender o que aconteceu. O motivo de eu ter respondido aquilo para o meu professor é que eu tinha minha mãe como referência em vendas. O que eu havia vivido na infância com ela era uma vida de altos e baixos! Ora ela vendia e ficávamos bem, ora não e ficávamos mal.

Eu ainda não sabia que o problema não eram as vendas e sim a administração financeira um tanto descontrolada que ela tinha. O fato é que, por esse motivo, eu achava que vendas era algo muito arriscado, pois você não sabe se vai ter dinheiro no mês seguinte ou não! No entanto, eu não sabia o que eu sei hoje!

Eu descobri que vendas é uma transferência de sentimentos e você sempre irá vender com facilidade aquilo no que você acredita de verdade, no seu coração! Acreditar no seu produto ou serviço, ter paixão pelo que vende, somado à poderosas técnicas de vendas, farão não só você atingir suas metas, como ultrapassá-las!

Mas eu não sabia de nada disso naquela época. Então eu segui o meu plano, consegui passar no vestibular da Fuvest e entrei na USP, na tão disputada faculdade de Engenharia Elétrica. Assim que me formei, comecei a trabalhar numa grande construtora em São Paulo, fui engenheiro de instalações da obra do Shopping Market Place.

Navegando em novos mares

No entanto, rapidamente, percebi que a fórmula que tinha aprendido com minha avó não iria funcionar pra mim. E como eu percebi isso? Eu olhava pro meu chefe, que estava há 10 anos fazendo o que eu teria que fazer, e percebia que não era aquele futuro que eu desejava. O carro que ele dirigia, a qualidade de vida que ele tinha, a falta de tempo para a família, aquilo não era o que eu queria pra mim.

No dia 25 de agosto de 1995, fui participar de uma palestra que mudou minha vida para sempre. Depois da palestra, eu pedi demissão, abri meu próprio negócio, quebrei, fiquei com dívidas e então decidi ensinar um curso chamado Leitura Dinâmica e Memorização.

Tinha sido aluno desse curso e era apaixonado por ele. Ficava imaginando como minha vida teria sido mais fácil na faculdade se eu já tivesse esse conhecimento. Mas para ter sucesso nessa nova empreitada, adivinha o que eu teria que fazer? Aprender a vender! Isso mesmo, vender o curso que eu desejava ensinar!

Descobri que vendas é uma ciência que pode ser aprendida! Você não precisa nascer sabendo, você não precisa ser um vendedor nato para ter sucesso em vendas! Entenda, eu tinha prometido para o meu professor que eu faria qualquer coisa, menos ser um vendedor, e eis-me aqui! O fato é que eu aprendi! E hoje aplico e ensino!

Comecei minha carreira como profissional de vendas vendendo os cursos de leitura dinâmica e memorização. Nos primeiros 3 meses, fui campeão de vendas!

E sabe por que bati recordes de vendas já nos primeiros meses? Por que eu fui transformado com aqueles cursos! Para mim, era muito fácil vendê-los! Ainda sem técnica alguma, eu só falava deles de coração, com muito entusiasmo!

E então comecei a me questionar: se estava batendo recordes sem técnica, imagina como seriam os meus resultados se eu tivesse um direcionamento profissional? Resolvi estudar vendas! Fui fazer exatamente o que você está fazendo! Eu devorava livros e aplicava as técnicas e ferramentas que aprendia, e adivinha? Funcionava! E funcionava muito bem!

Conhecimento + Entusiasmo = Resultado

Unindo o conhecimento ao entusiasmo, meus resultados começaram a ultrapassar qualquer expectativa que eu tinha no início, por mais otimista que ela fosse. Foi quando eu tracei minhas metas e entendi que a melhor maneira de realizar meus sonhos, honestamente falando, seria através das vendas! As pessoas mais bem sucedidas que eu conheço têm extraordinárias habilidades comerciais. Percebi isso! E não parei de investir em treinamentos! Entendi que o treinamento nunca acaba! Sempre que volto de um treinamento, meus resultados dão um salto!

Foi quando eu descobri o método que ensino hoje. Era um método que funcionava, que tirava tudo o que tinha de informação a mais. Eu coloquei esse método a prova! A primeira coisa que eu fiz foi aplicá-lo em minha própria vida. Percebi também que era simples e fácil de aplicar. Tudo começou a ficar muito claro. E quando entendi isso, minha vida finalmente mudou! Todos os objetivos que eu havia traçado no passado, quando minha vida estava bem complicada, começaram a se realizar! Finalmente o que eu vinha aplicando em minha vida estava dando certo!

Fui chamado para dar treinamento em vendas em organizações como Bradesco, Fiat, Danone, Mercedes Benz, Pé com Pé Calçados, Nipponflex, Vivara, Cacau-Show e até algumas empresas fora do País, nos EUA, Bolívia e Argentina. Mas nem todo mundo tinha a sorte de ser vendedor dessas empresas e poder participar de um treinamento como esse.

Perceba que eu fui aprender a vender depois da faculdade, depois de ser empresário, imaginei que nunca trabalharia com vendas em minha vida. Provo com isso que qualquer pessoa pode vender, qualquer um pode ter paixão por essa atividade e ter grandes resultados! Nunca me canso de repetir: Vendas é uma transferência de sentimento!

Agora você consegue entender que ingenuidade a minha em prometer um dia “Tudo, menos vendas”?

33 Comentários

  1. Amo quando conta a sua história! Da um ânimo! Tinha um preconceito com vendas, com vendedores, mas mudei a minha visão, através dos treinamentos que venho participando, inclusive o UL 2018! Quero ficar boa nisso agora! E ficar maior que meu medo de vender! Anciosa para o próximo conteúdo!

    • Olá Fernanda, tudo bem com você?
      Eu adoro compartilhar a minha história com vocês!
      Fico feliz que você conseguiu eliminar a sua crença limitante sobre vendas. Parabéns!!! 👏🏻👏🏻
      Espero que você tenha gostado dos conteúdos!
      Forte abraço!
      Rodrigo Cardoso.

    • Olá Mercia, tudo bem?
      Como falei no texto, venda é uma transferência de sentimento e é muito mais fácil vendermos aqui que a gente sente e acredita de verdade.
      Gratidão pela contribuição! 🙏🏻
      Forte abraço!
      Rodrigo Cardoso.

  2. Olá! Rodrigo Sou Adriana Felizardo, É um prazer falar com voce ,ainda nao tive o prazer de conhece -lo pessoalmente , na verdade faz um ano que fiz um fim de semana com o Polozi Coching ,ja a algum tempo eu ouvia falar sobre Neurolinguística e transformação de pensamento ,comecei a me interessar por Coaching e desde lá venho buscando aprimoramento ,porém confesso que sai um pouco da trilha e procrastinei mais uma vez meus sonhos e realizaçoes , mas novamente venho me colocar na trilha e desejo ardentemente alcançar meu objetivo ,percebo que existe uma resistência ainda e estou buscando derruba lá , tive muitas melhorias em meu comportamento pessoal,e isso para mim e um grande passo.Porém ainda tenho uma linha a seguir rumo ao sonho , e no fim de semana com o Polozi ele citou seu nome entao hj ouço seus videos, e alguns amigos q ja estiveram em seus treinamentos também compartilham comigo , Agradeço muito seus conteúdos com certeza tem me perseguido..rsrs, se me permite usar esta palavra e Sou Grata sabendo que de fato o pensamento Cria e te leva onde deve estar. Atenciosamente Adriana Felizardo

  3. Meu pensamento e o mesmo, “tudo, menos venda”, a gente tem medo de se expor as vezes, medo do não, tem paixão mas falta conhecimento, ou tem conhecimento mas falta paixão, e ai não vem o resultado e consequência disso a frustração, e aí concluímos que não nascemos para vendas. Estou vivendo esse dilema intensamente. Bom poder ouvir histórias como esta. O caminho é difícil, sozinho é mais complicado, mas quando tem ajuda como esta, histórias, livros, exemplos que mostram que é possível. – Grato pela história Rodrigo.

  4. Rodrigo bom dia! Tenho muito respeito e admiração por você! Sou muito grata por tudo que aprendi no UL4semanas e no UL2018. Se hoje estou vivendo tranquila e feliz depois de anos de angustias,depressão, eu devo isto a você! Fiquei viuva a menos de um ano, depois de uma longa convivência com a doença do meu marido e não achava que fosse dar conta de tudo. Acontece que consigo sim!
    Obrigada e parabéns por transmitir todo teu aprendizado para tanta gente!

    • Olá Agnes, tudo bem com você?
      Gratidão pelo carinho e pelo compartilhamento!
      Parabéns por acreditar em você!! 👏🏻👏🏻
      Forte abraço!
      Rodrigo Cardoso.

    • Olá Everaldo, tudo bem?
      O autoconhecimento e a melhoria contínua fazem muita diferença sim!
      Gratidão pela contribuição! 🙏🏻
      Forte abraço!
      Rodrigo Cardoso.

  5. Ola Rodrigo tudo bem conheço seu trabalho a mais de 15 anos , fiz UL2018 e farei em 2019 estou fazendo seus teinamentos on line juntamente com minha esposa, e isso ja esta fazendo uma difereça enorme em nossas vidas. Obrigado e gratidao sempre.

    • Olá Emerson, tudo bem?
      Que bacana! Fico feliz em saber que você e a sua esposa tem investido em seus aprendizados!
      Gratidão pelo carinho! 🙏🏻🙏🏻
      Vejo vocês no Ultrapassando Limites 2019!
      Forte abraço!
      Rodrigo Cardoso.

  6. olá Rodrigo, muito obrigado por compartilhar sua trajetória, sempre bom ver o sucesso surgir de dificuldades, creio que vai crescer muito em sua carreira! grande abraço

  7. Olá Rodrigo, você ainda não me conhece mas, sou muito admirador do seu trabalho e, kkk, tenho duas tatuagens em homenagem a você: uma física e uma espiritual. Queria dizer muito obrigado por me inspirar e continuar me inspirando sempre.

    Sobre vendas, bem, acho que é mal de quem sabe bastante, quer dizer, eu também me considero muito inteligente é a alguns anos atrás eu subestimava o poder é a importância de vendas, até que uma chave virou em um treinamento que você ministrou: “se você quiser ser dono de um negócio de grandes números você vai precisar saber vender alguma coisa”. Isso foi em Outubro de 2017, em Abril de 2018 eu estava no UL e em Novembro de 2018, exatamente 1 ano depois da sua frase, eu estava trabalhando com vendas na empresa BRF e, é muito literalmente o que você diz: “vendas é transferência de sentimentos”.

    Muito sucesso na sua jornada meu amigo.

  8. Rodrigo, gratidão por compartilhar sua história, ela me empolga de um jeito que me faz ter vontade de correr uma maratona. Aprendo com tudo que leio. Abraço

  9. Boa noite Rodrigo. Estou correndo atras dos materiais que postou agora !
    Atrasado eu sei , mais com muita vontade de colocar tudo isso em pratica. Agradeço de coração por nos contar como tudo começou. Te admito e me inspiro em muitas coisas que vem de você. Juntei uma grana e vou participar do Ul deste ano , não vejo a hora de chegar o grande dia , enquanto isso agradeço mais uma vez por nos dar essas oportunidades !
    Muito sucesso.
    Forte abraço. Vc e sensacional !

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário